PARABÉNS: AGORA VOCÊ POSSUI O PROGRAMA DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA, COM INÚMEROS BENEFÍCIOS.
Clientes com contratos ativos possuem fornecimento de peças genuínas Cat®, previsibilidade de custos e prazos, análise proativa de fluidos, sistema de monitoramento integrado e despacho gratuito de peças.
COMO FAZER A SUA REVISÃO
-
ACESSE O LINK SERVICE DATA (CAT.COM);
-
SELECIONE A OPÇÃO “PM CHECKLIST”;
-
INFORME OS DADOS DO EQUIPAMENTO;
-
BAIXE O PROCEDIMENTO DOS SEUS EQUIPAMENTOS E AS ORIENTAÇÕES.
VAI COLETAR AMOSTRAS?
A coleta de amostras é obrigatória para o monitoramento do seu equipamento pelo time de serviços e contratos da Sotreq. Abaixo deixamos algumas dicas na hora da coleta:
SEJA RÁPIDO NO ENVIO DAS AMOSTRAS
As amostras devem ser enviadas ao laboratório assim que forem coletadas para evitar que seus equipamentos fiquem vulneráveis a falhas por falta de monitoramento.
EVITE CONTAMINAÇÃO
Jamais recolha amostras por meio de bujões de drenagem de óleo ou recipientes usados. Utilize o kit de coleta. Caso o equipamento seja lavado antes da coleta, cuide para não haver contaminação por água.
ENVIE AS AMOSTRAS AOS LABORATÓRIOS DE CONTAGEM E CAMPINAS
Campinas/SP:
Av. Alexander Grahan
Bell 200, Bloco C, Unidade C4
Parque Tecnológico Techno Park
CEP:13069-310
Contagem/MG:
Av. Ápio Cardoso, 850, Cincao,
850, CEP: 32371-630
COMO REALIZAR A SUA COLETA PARA ANÁLISE DE FLUIDOS
MÉTODO DE COLETA EM SISTEMAS PRESSURIZADOS
Mais rápido e mais seguro: a amostra é coletada com o equipamento em funcionamento e com o óleo em circulação no sistema. Para realizar este método, tenha em mãos uma sonda de cobre (8T9208) e
15 cm de mangueira nova.

PASSO 1
Opere o motor em marcha lenta e remova o guarda-pó da válvula do compartimento de onde as amostras serão extraídas.

PASSO 2
Insira a sonda na válvula com um pedaço de mangueira de 15 cm acoplado. Drene 100 ml de óleo num recipiente de descarte. Talvez seja necessário acelerar o motor enquanto o óleo é extraído.

PASSO 3
Posicione o frasco em que será coletada a amostra e acione novamente a válvula. Encha o frasco até a faixa de nível indicada.

PASSO 4
Retire a sonda da válvula e tampe bem o frasco para não haver vazamentos no transporte.

PASSO 5
Descarte o tubo em local apropriado, sem contaminar o meio ambiente: jamais reutilize. Registre as informações na ficha de identificação que acompanha o kit coleta. Coloque o frasco dentro do saco zip lock e envie ao laboratório.
MÉTODO DE COLETA EM SISTEMAS NÃO-PRESSURIZADOS
Requer uma bomba à vácuo. Use esse método para sistemas pressurizados não equipados com válvulas de recolhimento de amostras ou em sistemas não-pressurizados. Neste caso, se o equipamento ficou parado por mais de uma hora, é necessário realizar movimentos repetidos para homogeneizar o óleo lubrificante.

PASSO 1
Fixe um pedaço de tubo através da bomba de sucção (o suficiente para atingir metade do nível do óleo).

PASSO 2
Instale um frasco novo do kit de coleta na bomba e armazene a tampa em local limpo.

PASSO 3
Antes de retirar a tampa ou bujão do compartimento, cuide para que a área em volta esteja limpa. Colete a amostra até o nível indicado no frasco.

PASSO 4
Remova o frasco da bomba e reposicione a tampa. Limpe a ponta da mangueira, incline a bomba, afrouxe a porca de fixação e puxe a mangueira. Não pode haver contato entre o óleo coletado e a bomba.

PASSO 5
Descarte o tubo em local apropriado, sem contaminar o meio ambiente: jamais reutilize. Registre as informações na ficha de identificação que acompanha o kit coleta, preenchendo todas as lacunas, também no verso da ficha. Coloque o frasco dentro do saco zip lock e envie ao laboratório.
PARA FACILITAR O RECOLHIMENTO DE AMOSTRAS
-
Instale válvulas para extração de amostras de óleo;
-
Use um dispositivo para corte das mangueiras;
-
Mantenha limpos os materiais de recolhimento de amostras;
-
Reserve uma bomba exclusiva para recolher amostras do líquido arrefecedor: não use a bomba à vácuo, pois os resíduos de glicol, provenientes do líquido arrefecedor, podem indicar “falso positivo” em futuras amostras extraídas com a mesma bomba.
Para saber mais sobre o seu contrato, entre em contato através do e-mail atendimento.compacto@sotreq.com.br ou pelo telefone 3003-1920, ramal 46035 ou 46077.
CONHEÇA AS VANTAGENS DO PROGRAMA DE CONECTIVIDADE

RESULTADO DE ANÁLISES DE FLUIDOS E INSPEÇÕES

HISTÓRICO DE SERVIÇO
E ORDEM DE SERVIÇO

CONTRATOS E ACORDOS

MANUAIS DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

ACOMPANHAMENTO
DA MANUTENÇÃO

ATUALIZAÇÕES DE SOFTWARE PARA SEUS DISPOSITIVOS
• Histórico de manutenção;
• Acompanhamento do seu desempenho em tempo real, permitindo a detecção precoce de problemas
e manutenção preventiva;
• Atualizações de software para seus dispositivos, garantindo que eles permaneçam atualizados com as últimas funcionalidades.
CONHEÇA NOSSAS OFICINAS
